A ponte Hercílio Luz completa hoje, dia 13, 87
anos de existência. Sua inauguração ocorreu em 13 de maio de 1926,
ligando a parte insular da capital do estado, na Ilha de Santa
Catarina, à sua parte continental, por via terrestre, substituindo o antigo serviço de ligação por balsas.
A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes
pênseis do mundo e a maior do Brasil, com 821,005m de comprimento
total; é formada pelos viadutos de acesso do continente, com
222,504m, da ilha, com 259,08m, e pelo vão central pênsil, com
339,471m de extensão; a estrutura de aço tem o peso aproximado de
cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250m³ de
concreto; as duas torres principais têm 74,21m de altura; o vão
pênsil tem uma altura média de 30,86m em relação ao nível da
maré e a carga total nas cadeias de barras de olhal é de 4.000
toneladas-força.
A ponte foi projetada e construída durante o
governo de Hercílio Luz para ser a primeira ligação terrestre
entre a Ilha e o continente. As obras iniciaram em 14 de novembro de
1922. O idealizador não viu seu sonho ser concluído, pois morreu em
1924, doze dias depois de inaugurar uma réplica de madeira,
construída na Praça XV, especialmente para o ato simbólico. O nome
da obra seria Ponte da Independência, o qual foi mudado após a
morte de seu idealizador, em póstuma homenagem.
O projeto é de autoria dos engenheiros
norte-americanos Robinson e Steinman e todo o material nela empregado
foi trazido dos Estados Unidos.
O governador Hercílio Luz resolveu construir a
ponte para consolidar Florianópolis como capital de Santa Catarina.
Àquela altura, as outras cidades do estado consideravam a Ilha muito
distante para ser o centro administrativo e político do estado e
defendiam a mudança da capital para a cidade de Lages.
Desde que foi fechada para tráfego, em 1982, por
medida de segurança, a Ponte Hercílio Luz serviu apenas de cartão
postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade.
Reaberta em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres,
bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, foi
novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991, depois que um
relatório de análise de inviabilidade da reabertura do tráfego da
ponte.
A obra clássica da engenharia internacional foi
tombada como patrimônio histórico e artístico em 1997.
Uma parceria entre Governo Federal, Governo do
Estado e Prefeitura de Florianópolis firmada em 2005 proporcionou o
início das obras de restauração da ponte Hercílio Luz, porém ainda não finalizadas.
Que o dia de hoje e o aniversário da Ponte Hercílio Luz sirva de motivação para que os florianopolitanos e catarinenses exijam do governo ações para preservação deste único e importante símbolo de Santa Catarina, bem como de reflexão para que semelhantes patrimônios históricos não sejam abandonados!
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