segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pautas - Aniversário da Ponte Hercílio Luz


A ponte Hercílio Luz completa hoje, dia 13, 87 anos de existência. Sua inauguração ocorreu em 13 de maio de 1926, ligando a parte insular da capital do estado, na Ilha de Santa Catarina, à sua parte continental, por via terrestre, substituindo o antigo serviço de ligação por balsas.

A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil, com 821,005m de comprimento total; é formada pelos viadutos de acesso do continente, com 222,504m, da ilha, com 259,08m, e pelo vão central pênsil, com 339,471m de extensão; a estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250m³ de concreto; as duas torres principais têm 74,21m de altura; o vão pênsil tem uma altura média de 30,86m em relação ao nível da maré e a carga total nas cadeias de barras de olhal é de 4.000 toneladas-força.

A ponte foi projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz para ser a primeira ligação terrestre entre a Ilha e o continente. As obras iniciaram em 14 de novembro de 1922. O idealizador não viu seu sonho ser concluído, pois morreu em 1924, doze dias depois de inaugurar uma réplica de madeira, construída na Praça XV, especialmente para o ato simbólico. O nome da obra seria Ponte da Independência, o qual foi mudado após a morte de seu idealizador, em póstuma homenagem.

O projeto é de autoria dos engenheiros norte-americanos Robinson e Steinman e todo o material nela empregado foi trazido dos Estados Unidos.

O governador Hercílio Luz resolveu construir a ponte para consolidar Florianópolis como capital de Santa Catarina. Àquela altura, as outras cidades do estado consideravam a Ilha muito distante para ser o centro administrativo e político do estado e defendiam a mudança da capital para a cidade de Lages.

Desde que foi fechada para tráfego, em 1982, por medida de segurança, a Ponte Hercílio Luz serviu apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade. Reaberta em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, foi novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991, depois que um relatório de análise de inviabilidade da reabertura do tráfego da ponte. 

A obra clássica da engenharia internacional foi tombada como patrimônio histórico e artístico em 1997.

Uma parceria entre Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis firmada em 2005 proporcionou o início das obras de restauração da ponte Hercílio Luz, porém ainda não finalizadas.

Que o dia de hoje e o aniversário da Ponte Hercílio Luz sirva de motivação para que os florianopolitanos e catarinenses exijam do governo ações para preservação deste único e importante símbolo de Santa Catarina, bem como de reflexão para que semelhantes patrimônios históricos não sejam abandonados!




Nenhum comentário:

Postar um comentário