Nesta quarta-feira, dia 8, o Portal daTransparência do Governo do Estado de Santa Catarina completa um ano
de existência, com aproximadamente 1 milhão e 570 mil acessos.
A área de Gasto Público é a mais consultada,
com 92% dos acessos. As áreas de Receita Pública e Gestão Fiscal
também tiveram muitas visualizações.
A Diretoria de Contabilidade Geral da Fazenda, com
base nas informações do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão
Fiscal (Sigef), utilizado pelo Governo para realizar pagamentos e
elaborar o orçamento, gerencia o Portal.
Indicadores Contábeis de Desempenho da Gestão
Fiscal, informativos das finanças do Estado, lista de fornecedores,
transferências de valores a prefeituras e entidades, também estão
disponível para consulta.
Santa Catarina é um dos Estados que mais divulgam
informações em seu portal.
O Portal da Transparência está organizado em
cinco grupos:
- Receita Pública - arrecadação diária de impostos e outras fontes de recursos, relatórios sobre a receita líquida, receita arrecadada por entidade e recebimentos distribuídos poder e órgão;
- Gasto Público - pagamento a fornecedores, servidores, convênios e transferências);
- Análise Gráfica - comparações de receita e despesa entre os órgãos do Poder Executivo;
- Gestão Fiscal - relatórios sobre a Dívida Pública, Orçamento, Lei de Responsabilidade Fiscal e Balanço Geral do Estado; e
- Sobre o Portal - informações sobre como realizar pesquisas nos filtros de busca do site, legislação, perguntas frequentes e canal de comunicação com o Governo.
O Portal da
Transparência é uma excelente ferramenta para o exercício da
cidadania. Através dele todo cidadão tem a possibilidade de
acompanhar a gestão do governo e entender o seu funcionamento, bem
como de questionar ações e de reivindicar mudanças, por meio de
seus representantes.
Acesse já!
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