quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pautas - Aniversário do Portal da Transparência



Nesta quarta-feira, dia 8, o Portal daTransparência do Governo do Estado de Santa Catarina completa um ano de existência, com aproximadamente 1 milhão e 570 mil acessos.

A área de Gasto Público é a mais consultada, com 92% dos acessos. As áreas de Receita Pública e Gestão Fiscal também tiveram muitas visualizações.

A Diretoria de Contabilidade Geral da Fazenda, com base nas informações do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef), utilizado pelo Governo para realizar pagamentos e elaborar o orçamento, gerencia o Portal.

Indicadores Contábeis de Desempenho da Gestão Fiscal, informativos das finanças do Estado, lista de fornecedores, transferências de valores a prefeituras e entidades, também estão disponível para consulta.

Santa Catarina é um dos Estados que mais divulgam informações em seu portal.

O Portal da Transparência está organizado em cinco grupos:

  • Receita Pública - arrecadação diária de impostos e outras fontes de recursos, relatórios sobre a receita líquida, receita arrecadada por entidade e recebimentos distribuídos poder e órgão;
  • Gasto Público - pagamento a fornecedores, servidores, convênios e transferências);
  • Análise Gráfica - comparações de receita e despesa entre os órgãos do Poder Executivo;
  • Gestão Fiscal - relatórios sobre a Dívida Pública, Orçamento, Lei de Responsabilidade Fiscal e Balanço Geral do Estado; e
  • Sobre o Portal - informações sobre como realizar pesquisas nos filtros de busca do site, legislação, perguntas frequentes e canal de comunicação com o Governo.
O Portal da Transparência é uma excelente ferramenta para o exercício da cidadania. Através dele todo cidadão tem a possibilidade de acompanhar a gestão do governo e entender o seu funcionamento, bem como de questionar ações e de reivindicar mudanças, por meio de seus representantes.

Acesse já!


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