quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pontos - Temporada da tainha


Na última quarta-feira, dia 15, foi aberta oficialmente a temporada da pesca da tainha em Santa Catarina. 

Com uma excelente surpresa para a comunidade pesqueira, 28 toneladas do peixe foram retiradas do mar apenas no primeiro dia e na região de Florianópolis, alegrando toda a comunidade.

Ao que tudo indica, a safra deste ano será muito melhor da verificada no ano passado, em que as tainhas só foram capturadas no dia 20 e não chegou a 10% do que foi pescado dia 15.

Os pescadores torcem para que o tempo esfrie e traga o vento sul, condições em que as tainhas aparecem.


Atualmente, muitos pescadores praticam a pesca para complementação da renda familiar. No entanto, durante a temporada, todos se unem em torno da tradição açoriana.

A pesca da tainha artesanal funciona da seguinte forma: nos barcos do arrastão há um capitão, quatro remadores e o chumbeiro — o homem que joga a rede no mar. Os vigias avisam a tripulação sobre a localização do cardume. Na praia, cerca de 50 pessoas seguram a outra ponta da malha e ajudam a trazer os peixes para a areia. Entre elas misturam-se pescadores, funcionários públicos, estudantes, crianças, todos querendo participar da tradição. Após a pesca, os peixes são divididos entre as pessoas que ajudam a arrastar a rede.


Um dos grandes valores trazidos pelos colonizadores dos Açores para a Ilha demonstram a união e a fraternidade do povo florianopolitano.

E viva a pesca da tainha!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário