segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pitos - Acesso à Ilha


Os prefeitos da Capital e de São José solicitam ao Dnit e à Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta segunda-feira, dia 20, a retirada dos tachões instalados na Via Expressa, perto do acesso à Ponte Pedro Ivo, na entrada de Florianópolis.

Desde a instalação dos tachões, no dia 1º de abril, o trânsito na região ficou ainda mais complicado e causou polêmica entre os motoristas.

Empresas de ônibus que realizam as linhas continentais e associações de bairros do local alegam que os congestionamentos pioraram no Estreito e na Avenida Ivo Silveira. As viagens de ônibus estariam atrasando em 40 minutos. Manifestações foram realizadas e cartazes colocados no local, pedindo a retirada.

A Polícia Rodoviária Federal informou que as “tartarugas” foram instaladas pelo Dnit à pedido da PRF para disciplinar o trânsito no local, pois muitos motoristas vindos do Bairro Estreito cruzavam quatro pistas para a faixa da esquerda, trancando o fluxo da BR-282, a popular Via Expressa. A PRF ainda falou que a ideia inicial era estender os tachões até a cabeceira da ponte, mas iria fazer novo estudo, devido às reclamações.

A retirada dos tachões não resolverá em nada a situação do acesso à Ilha. Muito pelo contrário, somente favorecerá motoristas “espertinhos”, que não respeitam o trânsito e contribuem com o agravamento do problema. 

A iniciativa da PRF e do DNIT é salutar, pois o disciplinamento do trânsito é medida que se impõe.

A verdade é que o congestionamento naquela região só será solucionado com descentralização do acesso à Ilha, investimentos em transporte público terrestre e marítimo e flexibilização do horário de trabalho.

Até lá, motoristas devem ter paciência e respeitar as regras de trânsito.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário