terça-feira, 28 de maio de 2013

Pautas - Oscar Niemeyer revive em Paris!



Paris presta homenagem a Oscar Niemeyer, na sede do Partido Comunistadedicando uma exposição à obra-prima do arquiteto, a rápida e futurista construção da cidade de Brasília.

A mostra “Brasília, Meio Século da Capital do Brasil”, idealizada pela produtora artística brasileira Patrícia Trautmann, apresenta uma coleção de 200 peças entre documentos inéditos, fotografias e maquetes, relembrando a concepção modernista e comprometida da maioria de seus criadores, como o urbanista Lúcio Costa, o paisagista Roberto Burle Marx e o próprio Niemeyer.

A obra de Niemeyer e seu grupo conseguiram transformar Brasília política, urbanística e culturalmente, tornando-a internacionalmente conhecida.

Tanto que em 1987, Brasília foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco – única cidade construída no século 20 a receber esse reconhecimento – após 27 anos da inauguração da capital, ocorrida em 21 de abril de 1960.

Uma das construções mais famosas da cidade é o Congresso Nacional: duas abóbadas invertidas e 16 pilares de concreto evocam braços erguidos para o céu da Catedral de Brasília e o Palácio do Itamaraty que parece flutuar sobre a água.


A mostra revela, ainda, como a cidade foi construída: mais de 60 mil operários trabalhando 18 horas por dia em "condições deploráveis" para dar forma ao "delírio" do presidente Kubitschek.

O prédio que exibe a exposição também é obra de Neimeyer – a primeira do arquiteto no exterior. Foi durante seu exílio político na França, que o mestre modernista ofereceu ao Partido Comunista uma sede com curvas e linhas semelhantes as de Brasília.


"O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que se encontra nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos rios, nas nuvens e no corpo da mulher", dizia Niemeyer, que morreu em 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos.

A exposição acontece até 29 de junho.

O Brasil e seus artistas reconhecidos pelo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário