sexta-feira, 17 de maio de 2013

Pontos - Afinal, quem é Tio Sam?


Um senhor de cartola na cabeça e dedo em riste, lembra qual personagem dos Estados Unidos? 

Se pensou Tio Sam, acertou!

Mas qual a origem do Tio Sam? 

Muitos pensam tratar-se de um grande herói de guerra.

No entanto, Tio Sam era Samuel Wilson (1766-1854), um comerciante que fornecia carne para o exército dos EUA durante a Guerra Anglo-Americana, em 1812. 


Os barris enviados aos soldados continham as iniciais “U” e “S”, referindo-se a United States (Estados Unidos). As letras acabaram se tornaram motivo de brincadeira entre os soldados, os quais diziam que seu real significado era Uncle Sam, o “Tio” responsável pela alimentação dos militares.

O personagem criado tornou-se popular e, em 1870, o cartunista Thomas Nast deu um rosto para ele, inspirado em Abraham Lincoln, ex-presidente e herói nacional.

“Tio Sam” ficou mundialmente famoso meio século depois, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando os desenhos do cartunista foram alterados por James Flagg, a pedido de militares americanos.

Foi assim que surgiu "Tio Sam" na “pose” icônica: o dedo desafiador, acompanhado pela frase que convida os jovens a se alistarem nas forças armadas do país: I want you for the US army (Quero você para o Exército dos Estados Unidos).  



O Congresso dos EUA oficializou, em 1961, “Uncle Sam” como símbolo nacional.

Super interessante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário