sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pitos - Trânsito caótico





O BNDES abriu ontem, dia 9, chamada pública para financiamento de projetos visando a melhoria do trânsito na Grande Florianópolis.

O prazo final para entrega dos pré-projetos é dia 10 de junho. Técnicos do BNDES, representantes do governo do Estado e das prefeituras avaliarão as propostas.

Os inscritos devem apresentar soluções incluindo novos meios de transporte, infraestrutura para o transporte coletivo, bem como a análise de questões econômicas, sociais e geográficas das cidades.

De acordo com o Detran, as frotas de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu cresceram 167% desde 1997. E projeta-se que em 2020 este número terá aumentado, com 300 mil veículos circulando na região - atualmente são 178 mil - com um incremento de 68,5%.

A população da Grande Florianópolis necessita e merece uma solução eficaz para este problema, enfrentado diariamente.

Além de investimentos na infraestrutura, é preciso pensar também em alternativas referentes ao horário de expediente dos trabalhadores, especialmente, do funcionalismo público. 

Hoje, boa parte da população inicia e encerra o expediente no mesmo horário, causando entupimento das ruas com tantos veículos.

Flexibilizando as jornadas, com variados turnos, é certo que o deslocamento das pessoas se daria de forma mais tranquila, com menos veículos transitando simultaneamente.

Repensar essa questão é medida oportuna.

Até lá, resta aos moradores da Grande Florianópolis buscar maneiras de enfrentar ou fugir do caótico trânsito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário