quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pautas - Melhor país para ser mãe


A Save the Children, ONG britânica, divulgou nesta quarta-feira, dia 8, lista dos melhores países para a maternidade.

Para surpresa mundial, o país da América Latina melhor classificado foi Cuba, no 33º lugar.

O primeiro colocado é a Finlândia e o último, República Democrática do Congo. Os Estados Unidos estão em 30º lugar e o Brasil em 78º.

A ONG adota critérios como bem-estar, saúde, educação e situação econômica das mães, assim como a taxa de mortalidade infantil e materna, para a classificação.

Os países latinos tem aplicado medidas para melhorar as condições de vida de mãe e recém-nascidos, porém ainda possuem os maiores índices de pobreza. Avanços significativos aconteceram no Brasil, Peru, México e Nicarágua.

O Índice de Risco do Dia do Parto indica que 18% das mortes de menores de 5 anos ocorrem no dia de nascimento, na América Latina, em virtude de nascimentos prematuros, infecções graves e complicações durante o parto.

A Save the Children acredita que investimentos na área, com integral acesso à saúde, modificariam as estatísticas dos países. Educação das mulheres, representação política e acompanhamento materno e infantil, também seriam medidas eficazes para melhorar a qualidade de vida de mães e bebês.  

Cuidar de mães e bebês, é cuidar das futuras gerações, é preservar o futuro da nações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário